Módulo temporizador | Temporizadores modulares para relés

Módulos temporizadorizadores

Nesse artigo falaremos sobre nossos módulos temporizadores, explicando sua aplicação, configuração e vantagens, e apresentaremos nossa linha de módulos temporizadores para relés industriais.

O que é um módulo temporizador?

Módulo temporizador

Um módulo temporizador é um pequeno dispositivo (geralmente microprocessado), que é acoplado ao socket de um relé industrial comum adicionando funções de temporização na comutação do relé, ou seja transforma o relé em um temporizador. O módulo pode ser construído para acoplamento direto num espaço adicional no socket, ou entre o relé e o socket.

O módulo temporizador para relé possui uma chave (também chamada de knob) para o ajuste de tempo das funções de temporização, e eventualmente chaves seletoras para a função.

Quando e porque usar um módulo temporizador

Um módulo temporizador é usado quado se precisa de alguma função temporizada, porém também se necessita das especificações de um determinado relé. Como principal exemplo podemos citar quando se precisa de 3 ou mais contatos na comutação e uma função temporizada como retardo ou geração de pulso (cíclico).

Há ainda casos onde é interessante se usar determinados relés com características especiais junto com alguma função temporizada, como por exemplo os relés de potência ou relés blowout, ou ainda relés de alta durabilidade, como por exemplo os “relés indestrutíveis” C32 e C31.

Outra vantagem no uso de um módulo temporizador além da versatilidade, é a facilidade na troca e manutenção, pois mesmo que o relé precise ser substituído basta desconectar o relé e substitui-lo, sem que haja a necessidade de maiores de alterações na instalação como desconectar os terminais. da mesma maneira que se o módulo for danificado basta substituir o módulo e manter o mesmo relé e socket.

Módulos temporizadores do grupo Comat Releco

O grupo Comat Releco fabrica uma ampla gama de módulos temporizadores para as principais funções de temporização utilizadas em processos industriais e automação, como retardo na energização, retardo na desenergização, geração de pulso, repetição, pulso único, dentre muitas outras. Nossos módulos temporizadores funcionam em diferentes escalas de tensão e corrente para atender até a mais específica aplicação.

Eles se dividem em dois tipos os chamados “Time Cubes“, que são módulos temporizadores que ficam entre o relé e a base. Desenvolvidos para trabalhar com relés de 8 e 11 pinos nessas configurações:

base-8 base-11

Fabricamos também temporizadores modulares que se conectam a diretamente no socket num espaço separado para eles, esse módulos temporizadores trabalham com relés nos seguintes tipos de pinagem:

base-C5 base-11

Consulte os arquivos abaixo para maiores detalhes sobre as linhas de módulos de tempo para relés CT3, CT2, CT33, CT32, CT36.

Ficou com alguma dúvida ou deseja uma cotação? Clique aqui e entre em contato

Compartilhe isso