Mini Contator Auxiliar – Repensando seu uso
Mini Contator é um dispositivo similar a um contator comum, porém é utilizado no chaveamento de cargas mais baixas. Já é conhecido que relés e contatores são dispositivos praticamente idênticos em seu funcionamento, variando apenas no tipo de carga que são utilizados para chavear.
Quando falamos em cargas abaixo de 10 amperes em, chaveadas a partir de uma tensão em AC1 ou DC1, é comum (e também recomendado) o uso de relés. De uns anos para cá vem se difundindo uma tendência na utilização de mini contatores para o chaveamento nesse tipo de aplicação (chaveamento de sinais/ ou chaveamentos auxiliares), pois, devido ao seu baixo custo muitos montadores de painéis e fabricantes de maquinas tendem a utiliza-lo em seus projetos. Isso não seria um problema senão fosse pelo fato de um mini contator auxiliar não possuir base, sendo apenas fixado no trilho e tendo os cabos de alimentação e comutação ligados diretamente em terminais, enquanto relés na maioria das aplicações industriais possuem base (soquete), o que facilita em muito sua manutenção.
Desvantagens do uso de mini contatores
Imagine o tempo necessário para substituir um mini contator de quatro contatos por exemplo que é o mais comum utilizado, um profissional habilidoso o faria em cerca de dez ou vinte minutos, ao passo que um relé com base levaria cerca de alguns segundos para ser substituído. Agora imagine ter de substituir 3 mini contatores, considerando um tempo de 20 minutos para cada um, precisaria de cerca de uma hora para resolver o que com no caso de um relé levaria menos de um minuto. Neste tópico percebemos que o que onera a utilização de mini contatores é o custo de reposição, não diretamente da peça, mais o custo do profissional e da linha de produção parada.
Outro ponto a ser avaliado quando se pensa em utilizar um mini contator no projeto é o seu tamanho, em uma régua com muitos relés o espaço necessário no quadro é pequeno, já no caso do mini contator o espaço demandado é muito maior, o que aumenta o tamanho e também o custo do quadro.
Então quando usar um mini contator?
Isso não significa que o uso do mini contator deva ser evitado, porém somente devemos usar um mini contator em aplicações em que um relé auxiliar não seja capaz de atender eletricamente a operação. Lembre-se, economizar um pouco na implementação de um projeto pode levar a prejuízos maiores na hora da sua manutenção, pois o custo por hora de um sistema ou máquina parada certamente é bem maior.