Norma DIN e os Padrões DIN

O termo norma DIN, refere-se à Deutsches Institut für Normung ou Instituto Alemão para Normatização, instituto que regulamenta as normas de padronização na Alemanha, equivalente a ABNT no brasil. Quando falamos em norma DIN geralmente estamos nos referindo ao conjunto de padronizações e normatizações utilizadas na Alemanha.

 

A importância da Norma DIN

normadinBoa parte normas brasileiras criadas pela ABNT seguem o modelo da norma DIN, tanto que na ausência de uma normatização ABNT específica pode ser recomendo a adoção da norma DIN como modelo.

Os conectores DIN são um grande exemplo de padrão criado pelo instituto alemão e que são adotados em escala mundial, tal como o famoso trilho DIN, utilizado na montagem de painéis elétricos e de automação, para a fixação de contatores, relés, disjuntores, temporizadores, CLP’s dentre muitos outros dispositivos. Atualmente existem por volta de 30 mil padrões DIN que servem de referência para todo o campo tecnológico, inclusive muitos padrões estabelecidos no ISO são baseados nos padrões DIN.

O conhecimento da norma DIN é interessante principalmente ao profissional que lida com equipamentos de origem alemã ou de países que adotaram a norma DIN, assim como para aqueles que lidam com componentes fabricados nesses países também.

Mas de todo modo é importante saber que ao falarmos de DIN 43880 estamos nos referindo a norma DIN que estabelece padrões para a instalação de dispositivos, montagem, dimensões e organização de instalações elétricas e painéis elétricos. Já a norma DIN 300 regulamenta desenhos e projetos elétricos, a norma DIN também se aplica ao desenho de sistemas elétricos, embora ela seja praticamente idêntica à ABNT.

A tabela abaixo ilustra um exemplo de norma DIN para ligação de relés automotivos:

 

Os produtos do grupo Comat Releco, por possuírem origem europeia, são fabricados seguindo os padrões DIN, para o melhor desempenho e compatibilidade com instalações elétricas e equipamentos no mundo todo.

Compartilhe isso