Relés de falta de fase – Protegendo motores e bombas
Os dispositivos chamados de relés de falta de fase, são dispositivos de proteção geralmente microprocessados que são utilizados para a proteção de equipamentos trifásicos como por exemplo motores que são altamente sensíveis a falta de uma fase ou também da falta do neutro. Um relé de falta de fase funciona interrompendo o processo que deve ser protegido, por exemplo quando as três fases L1, L2, L3 possuem tensão, o relé de proteção de fase chaveia seu contato para o estado fechado e uma vez que falte tensão em uma das fases o relé, esse contato pode ser usado para interromper um processo ou a desligar o contator de um motor por exemplo.
Danos causados pela falta de fase em motores
O problema da falta de fase ocorre em decorrência da interrupção em uma das fases da rede que alimenta o motor. Esse problema geralmente é causado por algum fusível danificado ou mesmo por um contator aberto, linhas de força interrompidas ou conexão danificada e com mal contato.
A falta de fase danifica severamente os enrolamentos do motores elétricos trifásicos mesmo na ausência de uma única fase.
A falta de base em bombas trifásicas
Embora falta de fase seja comumente associada à falhas em motores trifásicos esse problema pode ocorrer em qualquer equipamento que necessite de três fases para usa operação tais como motobombas hidráulicas que também devem ser protegidas com relés especiais.
Relés de proteção de assimetria de fase
Um relé de assimetria de fase trabalha de forma similar a um relé de falta de fase, porém esse comuta quando há assimetria entre as fases ou seja quando a tensão varia entre as fases. Tais relés permitem um ajuste geralmente de até 20 por cento de assimetria entre as fases.
Relés de proteção de falta de fase Comat Releco.
O grupo Comat Releco conta com uma amplia linha de relés de proteção para sistemas trifásicos e monofásicos. Para aplicação de falta e assimetria de fase a recomendação são os relés da família MR especialmente o MRM32/UC110-240V, trata-se de um relé microprocessado de proteção. Ele é capaz de monitorar uma ampla gama de grandezas importantes para a proteção de motores, geradores e bombas hidráulicas, tais como corrente, tensão, frequência, fator de potência dentre outras.
O MRM pode ser usado para controlar a tensão em cada uma das fases, reagindo em caso de variação abaixo ou acima do normal, ou assimetria em as fases.
O relé conta com dois contatos reversíveis de 5A (em 230V), que podem ser programados para monitoramento de funções distintas e personalizadas.
O MRM ainda exibe em seu display os valores medidos conforme a configuração desejada, sendo um dispositivo completo e acessível para a melhor proteção e monitoramento de sua rede.
Clique no link abaixo e faça download do catalogo