Casa inteligente ajuda mais também pode tirar seu sono
Os recursos tecnológicos atuais tem amplamente mudado os hábitos das famílias, a palavra automação muito utilizada nas indústrias na última década ganhou espaço nas residências de alto padrão de uma pequena parcela de brasileiros e o que era artigo de luxo ou um produto para poucos tem cada vez mais ganhado novos públicos.
A domótica, no Brasil popularizada como automação residencial (casa inteligente), abrange os seguintes princípios básicos:
Iluminação, Segurança, Climatização e Economia de Recursos (mais detalhes no Post Domótica).
Hoje assim como um carro de alto padrão, ter uma casa inteligente tornou-se também um objeto de desejo. Se você também tem este desejo mais ainda não tem conhecimento aprofundado sobre a área, segue abaixo algumas dicas importantes.
Questões importantes antes de contratar uma empresa:
- Os profissionais são capacitados?
- Quais marcas eles são Integradores?
- Os Sistemas (hardware e software) foram desenvolvidos para aplicação residencial ou adaptados para isto?
- Estas empresas tem unidades no Brasil? Ou seja, terei peças de reposição no futuro?
- Quantas obras já foram entregues? Peça referências?
- Como
- foi a experiências destes clientes antes, durante e depois da obra? Tiveram suporte?
Um caso muito comum em uma casa inteligente é a utilização de equipamentos de alta tecnologia telas touch screen, cenários de iluminação, calefação ou ar-condicionado de primeira linha, porém sendo acionados por contatores industriais.
Ok! Mais qual o problema?
Casa inteligente e o silencio
O problema é que contatores industriais comuns geram um ruído muito alto, tanto no acionamento quanto enquanto estão acionados. Aí surgiu a ideia deste artigo, pois muitos clientes finais passam por este inconveniente e após passada a euforia de ter seu sonho de automação funcionando começam a perceber que antes havia um pouco mais de silencio. E o que era um ruído baixinho chega a atrapalhar algumas noites de sono.
O barulho é tão incomodo que costumo dar o exemplo do ruído de um ar-condicionado ou um frigobar antigo. Aquele ruído que gera um enorme incomodo durante o sono e um mal estar de uma noite mal dormida.
É comum após apresentarmos a solução de nosso contator RIC que é extremamente silencioso, alguns clientes se queixarem que pagaram muito no projeto de automação e que estes quadros de contatores instalados nos corredores de acesso aos dormitórios geram um ruído muito incomodo na hora do sono. E culpam o integrador, mais na verdade a falta de conhecimento desta tecnologia muitas vezes faz com que estes profissionais trabalhem com as ferramentas que tem nas mãos.
Pergunta que não quer calar é errado instalar estes contatores industriais simples?
Não. Desde que o quadro tenha a devida isolação acústica, ou seja, instalado em um cômodo onde não gere nenhum incomodo.