CHI14 | Relé de potência para alta corrente de pico

Nesse artigo falaremos sobre o CHI14 um relé de potência para alta corrente de pico (righ inrush current), um relé de potência capaz de chavear durante um intervalo de tempo limitado altas correntes.

Configuração do relé para altas correntes de pico

O CHI14 foi desenvolvido utilizando ligas especiais como material de contato, a liga de prata com dióxido de estanho (AgSnO2), combinada com revestimento de tungstênio garante máxima confiabilidade e durabilidade ao relé nas aplicações mais críticas.

Contatos preparados para altas cargas

A liga de prata e dióxido de estanho oferece uma alta resistência térmica ao contato, e tem uma maior resistência contra a soldadura e a erosão do material do que comparada à liga de AgCdO. Isso por si só já garante uma comutação melhor para altas cargas, porém o CHI14 ainda conta com o tungstênio na composição de seus contatos o que torna possível o chaveamento de cargas de até 800 A.

Comutação em zero crossing

Outra característica que garante ao relé essa capacidade é a comutação em zero crossing (também conhecido como passagem de zero ou cruzamento-zero), que comuta o contato no ponto instantâneo em que não há tensão presente. Em uma onda de seno ou outra forma de onda simples, isto ocorre normalmente duas vezes durante cada ciclo da corrente alternada.

Aplicações do CHI14

A maioria das aplicações que exigem chaveamento de altas correntes de pico se encontram em iluminação, como por exemplo em lâmpadas incandescentes que apresentam altas correntes de ativação até que seus filamentos se aqueçam aumentando a resistência. Porém motores elétricos e transformadores de corrente alternada podem requerer uma carga varias vezes maior do que a cargas nominal.

Aplicações em iluminação e reatores eletrônicos – Electronic control gear ECG

Reatores eletrônicos, ECG requerem altas correntes para a partida de lâmpadas de descarga. O CHI14 também é eficiente na comutação de fontes de alimentação para a última geração de lâmpadas de baixo consumo e LED.

Comutação de lâmpadas fluorescentes com reator eletrônico  por um relé comum.

Comutação de lâmpadas fluorescentes com reator eletrônico por um relé comum.

Comutação das mesmas lâmpadas fluorescentes pelo CHI14 com comutação em  zero crossing: 80% menos de corrente de partida.

Comutação das mesmas lâmpadas fluorescentes pelo CHI14 com comutação em zero crossing: 80% menos de corrente de partida.

Aplicações em motores

Quando um motor elétrico, em corrente contínua ou alternada AC ou DC, é alimentado, o rotor não está em movimento, e uma corrente alta passa a fluir, reduzindo a medida que o motor acelera.

Aplicação em transformadores

Quando um transformador é energizado, uma corrente transitória de 10 a 15 vezes maior do que a corrente nominal do transformador pode fluir por vários ciclos. Transformadores, utilizando menos cobre para a mesma potência, podem ter a corrente de pico até 60 vezes maior que a nominal.

Clique aqui para entrar em contato e solicitar uma cotação ou tirar alguma dúvida sobre esse produto.

Ver o Datasheet:  Datasheet CHI14 Relé para alta corrente de pico [EN] [FR] [DE] (87 descarregamentos)

Compartilhe isso