Comutação de diferentes tensões com contatos adjacentes

Comutação de voltagens diferentes por um relé é uma aplicação que comumente ocorrem. Uma amostra da prática mostra os riscos por trás do uso de um relé do tipo C9-A41 para chavear 230V/AC e 24V/DC com a mesma unidade, abaixo você verá como evitar problemas.

Um arco e um curto-circuito – A teoria por trás

 

O relé compacto da série é C9-A41, equipado com quatro contatos reversíveis. Em nosso exemplo, um dos contato foi utilizado para chavear uma tensão de controlo de 24V/DC, com uma corrente máxima de 2 A, enquanto que o conjunto restante de contatos  foi utilizado para chavear uma bobina de um contator sem nenhum módulo de supressão conduzindo uma corrente de 0,5 A a 230 V/AC.

Isto resultou em um arco e um curto-circuito entre os contatos adjacentes, Tendo como resultado a destruição do relé e de outros componentes do seu circuito.

O fenômeno que levou a este incidente baseia-se nas leis de indução (Lei de Lenz)
Comutar uma bobina gera também uma tensão indutiva – contra a tensão aplicada – devido à mudança no fluxo magnético.

Dependendo da fase no momento da interrupção lugar, esta tensão indutiva pode estar numa gama de vários kilovolts e cria uma faísca em todo os contatos do relé.

O resultado é a formação do plasma, transmitido pelo ar aos demais contato adjacentes e levar a um curto-circuito.

A Solução

Para esta aplicação, é obrigatório separar o circuito de 24 V/DC eo circuito 230V/AC.
Isto pode ser realizado através da utilização de varios relés ou por um relé especifico para essa aplicação que atende as normas pertinentes.

Uma possibilidade é a utilização de relês da série C5, estes relés são plugáveis e disponíveis com características diferentes. Uma boa opção são os contatores da linha RIC, Eles podem ser equipados com um módulo de expansão opcionais. Estes módulos incluem dois contatos bifurcados, uma boa opção para chavear pequenas tensões de sinal em circuitos de 24V/DC

Compartilhe isso