Domótica e Automação Residencial – Residências Inteligentes
Nesse artigo iremos abordar um tema que tem se tornado um assunto frequente na automação a domótica ou automação residencial. Domótica é o termo utilizado para se referir a tecnologia utilizada para controle e automatização de ambientes residenciais.
A palavra domótica provém da junção do termo em latim domus que significa casa e da palavra robótica, seu objetivo é o melhor controle e praticidade das rotinas e tarefas residenciais, como iluminação, climatização do ambiente, economia de recursos e controle de segurança.
As origens da domótica remontam a meados da década de 80, porém o conceito de automação residencial veio sofrendo mudanças até os dias de hoje, os meios tecnológicos vem se tornando cada vez mais acessíveis tanto no sentido de tamanho e aplicação, quanto em seu custo.
A domótica utiliza muitos dos elementos utilizados na automação industrial como sensores, microcontroladores, temporizadores, e até mesmo pequenos CLP’s (controladores lógicos programáveis) para automatizar processos e tarefas na automação residencial.
Aplicações da Domótica – Automação Residencial
Automação de Tarefas
Considerando os recursos tecnológicos disponíveis atualmente, é possível afirmar que praticamente qualquer tarefa pode ser automatizada pela domótica, tarefas como irrigação de jardim controlada por temporizadores ou por sensores de umidade e nível, abertura de cortinas com hora programada ou pela luminosidade, dentre outras.
Iluminação
A aplicação da domótica na iluminação vai desde o uso de temporizadores e sensores de presença para controlar o acionamento de lampadas, minuteria (desligamento temporizado de lâmpadas em corredores e escadas a medida), iluminação com 2 ou mais ambientes, dentre muitas outras possibilidades.
Segurança
A aplicação da domótica em segurança é bem ampla, pode-se usar uma infinidade de sensores como de pressão, temperatura, fumaça, nível para alertar sobre qualquer condição adversa no ambiente como incêndios vazamentos de gás, enchentes dentre outros, e em conjunto com um controlados, CLP ou relé inteligente tomar alguma ação como desligar a energia, acionar dispositivos, alguns dispositivos mais modernos permitem comunicação via linha telefônica ou GSM podendo notificar o corpo de bombeiros ou defesa civil automaticamente. Alguns dispositivos como relés de proteção, podem ser utilizados isoladamente para desligar circuitos em caso de falhas na tensão, corrente, temperatura dentre outras grandezas de atuação.
Outro uso dentro da aplicação da domótica na segurança residencial é no controle de acesso da residência, utilizando sensores como de abertura de portas, presença, câmeras de segurança, controle de abertura de portas e outros níveis de acesso. assim como citado acima alguns dispositivos podem avisar diretamente a policia em caso de invasões (veja Sms Relay).
As aplicações de domótica em segurança residencial são inúmeras porém não nos aprofundaremos muito aqui, isso fica para um próximo artigo.
Climatização
Em automação residencial podemos utilizar sensores como de temperatura, presença e até mesmo de umidade, para controlar a temperatura e umidade no ambiente, esse sensores podem enviar sinal a um controlador que liga ou desliga equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, climatizadores, e umidificadores conforme o valor referencial definido pelo usuário. temporizadores e programadores horários também são utilizados para o acionamento desses aparelhos.
Economia de Recursos
Todos esses recursos de controle e monitoramento utilizados em conjunto, podem proporcionar uma massiva economia de recursos como energia e água em uma residência.
Por exemplo, desligar luzes após um determinado intervalo de tempo em que sensores de presença não registrem ninguém no ambiente, torneiras temporizadas dentre outros.