Encoder – Gerador de Impulso

Um encoder (também conhecido como gerador de impulso), é um sensor de funcionamento eletromecânico, utilizado na medição de movimentos rotativos, deslocamentos lineares, convertendo esse movimentos em impulsos elétricos (sinal analógico) que podem ser interpretados por um controlador lógico programável por exemplo, esse tipo de sensor é utilizado para fornecer com precisão dados na forma de impulsos elétricos, sobre velocidade e posição de peças que executam movimentos rotatórios ou lineares.

Funcionamento de um Encoder – Gerador de Impulso

Seu esquema de funcionamento é bem simples, falando de uma forma básica e resumida funciona a partir de um conjunto de emissores e receptores infra-vermelho e um disco ótico, que é preso ao eixo de acionamento do sensor, esse disco possui uma determinada quantidade de pontos transparentes e escuros, quando o eixo de acionamento é rotacionado e por conseguinte o disco ótico, o interrompendo assim o feixe constante entre o emissor e o receptor infra-vermelho.

Um gerador de impulso pode ter apenas um, ou vários pares emissores e receptores de luz em vários lados do disco, variando conforme a aplicação e categoria do encoder, o numero de marcas no encoder e faixas ou bit, é o responsável por definir a resolução e precisão do encoder.

Tipos de Encoders.

Há dois tipos básicos de geradores de impulso, os incrementais ou de incremento, e os absolutos, cada um utilizado conforme a necessidade e aplicação.

Encoders Absolutos

O Encoder Absoluto, é o tipo de gerador de impulso que possui vários pares de receptores e emissores em diferentes partes do disco, o que permite fornecer mais informações que um encoder incremental, como o sentido do movimento, posição exata, velocidade.

Encoders Incrementals

Esse tipo de gerador de impulso mais simples fornece apenas informações sobre a velocidade do movimento e a posição da peça. Possuem apenas um receptor e um emissor de leitura ótica.

Aplicações de Encoders.

Os encoders são amplamente utilizados em diversas aplicações na automação industrial,    como em circuitos de esteiras industriais, braços robóticos, guindastes dentre outras, sendo excelentes para a medição de velocidades de rotação, velocidades lineares, posicionamento angulares, volumes ou vazões de produtos líquidos, robótica e etc.

O sinal de saída podem ser interpretados por microcontroladores, controladores lógicos programáveis, tacômetros, computadores e outros dispositivos de controle.

Encoders Elco – Comat Releco

A Comat Releco fornece em parceria com a Elco, uma ampla gama de sensores, incluindo encoders largamente utilizados em diversas máquinas e equipamentos na industria, clique aqui e conheça um pouco mais da nossa linha de Sensores e Encoders.

Compartilhe isso