Impedancia Elétrica – Resistência – Lei de Ohm

A impedancia elétrica, é a oposição ou resistência que um condutor ou circuito apresenta à uma determinada corrente elétrica em determinada voltagem, ou seja sua resistência que se refere como uma corrente é transmitida em cada elemento, é  desse estudo que trata a lei de Ohm.

Conceito da Lei de Ohm e a Resistência Elétrica.

A lei de Ohm explica que para um condutor manter uma temperatura constante, a razão entre a tensão e a corrente elétrica que passa por ele também é contante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.

Em uma definição mais formal, resistência é a capacidade que determinado corpo possui de se opor a corrente elétrica que passa por ele. Isso ocorre pois os elétrons não conseguem passar livremente pelos elétrons do condutor e colidem com os átomos, o que provoca a resistência e por conseguinte liberação de calor (efeito Joule), com base nesse principio podemos concluir que:

  • A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento.
  • A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor.
  • A resistência de um condutor depende do material de que ele é feito.
  • A resistência de um condutor depende da temperatura na qual ele se encontra.

Formula Resistência:

R = \frac{V}{I}

Resistência = Tensão / Corrente

  • R: Resistência
  • V: Tensão medida em Volts
  • I: Corrente ou intensidade medida em Ampere

Sistema de Medidas da Impedancia Elétrica

A impedância é medida em Ohm Ω, em homenagem ao físico Georg Simon Ohm, refere-se à relação entre a tensão(volts) e corrente(ampère) ao passar por um elemento, sendo  ele um condutor ou isolante. Desse modo um condutor que possua uma resistência elétrica de 1 ohm, causará uma perca de tensão de 1 volt a cada 1 ampère de corrente que passar por ele.

Fórmula do cálculo de corrente pela resistência:

I = \frac{V}{Z}

Corrente = Tensão / Impedância

onde:

  • I:  a corrente elétrica, em ampères A;
  • V: a tensão elétrica, em volts V;
  • Z: a impedância elétrica em ohms Ω.

Reatância e Impedância

De uma maneira simplificada reatância é quando o condutor ou circuito não gasta energia na forma de calor, e quando ocorre o efeito Joule ou seja liberação de calor devido a resistência chamamos de impedancia.

I = \sqrt{R^2 + X^2}

Relação entre impedancia, reatância e resistência:

Z = \sqrt{R^2 + X^2}

Impedancia = raiz de (resistência elétrica)^2 + reatância elétrica^2

  • Z: a impedância elétrica em ohms;
  • R: a resistência elétrica em ohms;
  • X: a reatância elétrica em ohms.

Resistência aplicada – Resistores

Resistores são um exemplo de dispositivos que utilizam tal principio, um resistor reduz por meio do efeito Joule a tensão que passa por ele sem reduzir sua corrente, convertendo-a em calor, tais dispositivos são amplamente utilizados em eletrônica e automação quando há necessidade de reduzir a tensão para acionar um determinado relé por exemplo que necessite de uma tensão mais baixa.

Impedância Elétrica – Consumo de Energia.

Logo se entende quanto menor a impedância elétrica de um circuito ou condutor menor será a perda de tensão e por consequência a energia elétrica consumida por ele.

Certos dispositivos utilizam o principio da da impedância elétrica para reduzir seu consumo de energia como relés de baixo consumo

Compartilhe isso