Arduino o Microcontrolador que promete mudar a automação

Robo feito com arduino

Se você se mantém atualizado sobre eletrônica e automação provavelmente já deve ter ouvido falar em Arduíno nesse artigo iremos falar um pouco mais sobre essa poderosa tecnologia.

O Arduíno nada mais é que uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que permite criar objetos eletrônicos interativos, em outros termos o Arduíno nos permite criar projetos ou mesmo pequenos serviços ligados a eletrônica, automação e mecatrônica de maneira fácil e interativa.

O arduino é uma plataforma baseada em hardware e software livres que simplifica a criação e prototipagem de projetos de eletrônica. É possível controlar smartphones, motores, LEDs, eletrodomésticos, comunicar-se com computadores, carros, entre muitas outras aplicações. os microcontroladores arduino são programados utilizando  Wiring, uma linguagem baseada em C/C++, e sua extensa biblioteca padrão.

Quem Fabrica o Arduino?

Arduíno é um projeto Open Source, logo não possui um fabricante oficial, (não existe um Arduíno original ou produto pirata, o projeto é livre e tanto o esquema lógico quanto elétrico é disponibilizado no site para quem desejar construir o seu próprio Arduíno  sendo exigido a penas a atribuição do “duino” ao nome) porem o projeto surgiu na Itália por volta de 2005, devido a grande aceitação do publico pelo baixo custo de investimento e consequentemente baixo custo de venda, seu sucesso o concedeu uma menção honrosa pela Prix Ars Eletronics, apesar de oficialmente o projeto se chamar arduino, hoje em dia vemos muitas outras placas Arduíno de diversos fabricantes como é o caso da Freduino, seeeduino dentre outros.

O Arduino possui seu código aberto?

Sim. O código do ambiente Java é liberado sob a licença GPL, as bibliotecas em linguagem  C/C++ sob LGPL, e os esquemas e arquivos CAD sob Creative Commons Attribution Share-Alike.

Eu quero criar minha própria placa. Como posso fazer isso?

Eles são licenciados sob Creative Commons Attribution Share-Alike, portanto você é livre para usá-los e adaptá-los às suas necessidades próprias sem precisar pedir autorização ou pagar taxas.

Como nomear minhas placas? Que Projetos Posso Desenvolver?

Caso você está projetando sua própria placa, invente seu próprio nome oras! Isso permitirá que as pessoas identifiquem seu produto e o ajude a construir uma marca, quem sabe de sucesso? Seja criativo: tente sugerir para que as pessoas usem a placa no futuro, ou enfatizar seu formato, ou simplesmente um nome qualquer que seja legal. “Arduino” é uma marca comercial da equipe Arduino e não deve ser utilizado em variantes não oficiais(não esqueça disso).

Posso construir um produto de uso comercial baseado no Arduino?

Sim, com as seguintes condições:

  • Anexar fisicamente um circuito Arduino dentro de um produto comercial, não requer que você divulgue ou torne público qualquer informação de seu projeto.
  • Derivações do projeto de um produto comercial dos arquivos Eagle para um circuito Arduino requerem que você libere as modificações sobre a mesma licença Creative Commons Attribution Share-Alike. Você poderá fabricar e vender seus produtos resultantes.
  • Usar o núcleo e bibliotecas do Arduino para o firmware de um produto comercial não requer que você publique o código fonte do firmware. A licença LGPL, no entanto, requer que você disponibilize arquivos que permitam a religação do firmware com versões atualizadas do núcleo e bibliotecas do Arduino. Qualquer modificação no núcleo ou bibliotecas deve ser liberada sob licença LGPL.
  • O código fonte do ambiente do Arduino é coberto pela licença GPL, que requer que quaisquer modificações sejam de código-livre e sob a mesma licença. Ela não proíbe a venda de derivações ou sua inclusão em produtos comerciais.

Posso programar o circuito do Arduino na linguagem C?

Mais claro,você já programa; a linguagem do Arduino é meramente um conjunto de funções C/C++ que podem ser chamadas em seu código fonte. Seu esboço sofre pequenas mudanças (como geração automática de protótipos de funções) e então é passado diretamente para um compilador C/C++ (AVR-g++).

Posso usar uma plataforma diferente para programar o meu Arduino?

Placa Arduino

Placa Arduino

Sim, desde que saiba operar em um ambiente diferenciado e possua um conhecimento avançado na linguagem  não há problemas. Há relatos de usuários que compilam seus códigos em ambiente utilizando Visual Basic, Java, Delphi dentre outras linguagens, porem o código de programação que será compilado no arduino deve ser escrito em linguagem C.

Como Aprender Arduino? Tutoriais de Arduino

Existem diversos locais que oferecem curso de arduino pelo país, o mesmo pode ser aprendido também em sozinho por meio de tutorias, muitos sites como o www.arduino.com.brarduinors.netarduino.cc disponibilizam grande conteúdo a respeito da tecnologia Arduíno

Compartilhe isso